Investigação Feita por Português e Holandeses Reproduz Vasos Sanguíneos em Chips

Uma equipa constituída pelo investigador Português Pedro Costa e vários investigadores Holandeses do Hospital Universitário de Utrecht (UMC Utrecht) e da Universidade de Twente, conseguiu construir réplicas de vasos sanguíneos em pequenos dispositivos microfluídicos (chamados orgãos-em-chips) recorrendo à utilização da impressão 3D (biofabricação). Através dos micro canais destes dispositivos revestidos por células endoteliais foi possível circular sangue humano e simular a formação de coágulos em vasos sanguíneos. A possibilidade de estudar detalhadamente a formação de coágulos dentro destes dispositivos tem grande importância, já que a formação e libertação de tais coágulos na circulação sanguínea pode originar eventos mortais, tais como acidentes vasculares cerebrais (AVC) e embolias pulmonares.


Link: http://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2017/lc/c7lc00202e#!divAbstract

Leia mais

Cientistas da Universidade do Minesota Desenvolveram Novo Método de Impressão 3D

Uma equipa de cientistas da Universidade do Minesota (USA) desenvolveram um novo método de impressão 3D capaz de imprimir circuitos electrónicos sobre superfícies irregulares. Uma primeira aplicação de tal método seria a impressão directa de sensores e outros elementos electrónicos sobre pele humana e/ou membros prostéticos.


Link: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/adma.201701218/full

Leia mais

Impressão 3D de Stents Vasculares Personalizados e Biodegradáveis

Na Universidade Técnica de Eindhoven (Holanda) foi desenvolvida uma nova estratégia para reparação de vasos sanguíneos através da utilização de stents produzidos por impressão 3D. Dada a grande versatilidade da tecnologia de impressão 3D, estes stents compostos por material biodegradável podem ser desenhados e produzidos de acordo com a anatomia do paciente.


Link: http://online.liebertpub.com/doi/full/10.1089/3dp.2016.0052

Leia mais

Mais um importante avanço na medicina reprodutiva graças à biofabricação 

A biofabricação permitiu desenvolver um ovário bioprostético em ratos outrora estéreis.

https://www.nature.com/articles/ncomms15261

Leia mais